Você sabia que pode viver uma vida sem medo mesmo nos dias de hoje? Não há dúvida de que estamos vivendo num tempo em que tudo neste mundo está ficando mais sombrio; onde as coisas parecem mais perigosas, mais incertas, mais caóticas. E não é nenhuma surpresa porque estamos vivendo no fim dos tempos. Mas não importa o quão ameaçadora a vida neste mundo se torne, para o cristão , há luz, há esperança, há segurança e proteção.
Vivendo uma vida sem medo
Nós temos uma aliança com o Senhor Jesus Cristo.
Andamos na BÊNÇÃO e temos tudo o que ela abrange.
Temos a Palavra de Deus.
Temos o Nome de Jesus.
Temos a proteção do Deus Todo-Poderoso no Salmo 91.
Temos autoridade sobre o mal e toda obra do diabo neste reino terrestre (Efésios 6:12). E, mais importante, temos autoridade sobre o espírito de medo, porque temos autoridade sobre todo o poder do inimigo (Lucas 10:19). Portanto, não importa o quão aterrorizante este mundo se torne, não temos que viver com medo. Não temos que viver um minuto de nossas vidas sentindo medo de nada.
É verdade que sempre haverá ocasiões em que seremos tentados com sentimentos de medo; quando o inimigo tentará nos paralisar com seu medo – por meio de tragédias, traumas, choques, diagnósticos e coisas que nunca vimos chegando. Ele usará o medo para nos deixar doentes, para nos impedir de pensar direito ou para nos levar a um estado de confusão mental. O inimigo fará tudo o que puder para garantir que vivamos uma vida cheia de pressão, ansiedade, estresse, raiva e preocupação – todas as coisas baseadas no medo. Mas porque temos o Deus do universo vivendo dentro de nós, nunca precisaremos receber seu medo ou andar nele. Sim, ele pode vir contra nós, mas não vai permanecer!
É compreensível que, especialmente por causa de situações em nossas vidas ou pelo que passamos no passado, isso possa parecer mais fácil de dizer do que fazer. Mas a verdade é que isso pode ser feito. Não importa o quanto o medo o tenha dominado até agora na vida, você pode começar a viver livre do medo hoje mesmo! Você pode ser livre para o resto de sua vida. E provavelmente uma das melhores maneiras de começar a superar o medo e erradicá-lo de sua vida é começar a crescer em sua compreensão do amor.
Deus é amor – O Oposto do Medo
O medo é uma força espiritual que veio a este mundo quando Adão perdeu a fé . Deus fez Adão, e porque não há medo em Deus, até Adão pecar, não havia medo nele. O ato de alta traição de Adão abriu a porta para Satanás e toda a sua obra maligna – incluindo o medo – então, assim que Adão pecou, ele experimentou o medo pela primeira vez. “Então o SENHOR Deus chamou o homem, ‘Onde você está?’ Ele [Adão] respondeu, ‘Eu ouvi você andando no jardim, então eu me escondi. Eu estava com medo’” (Gênesis 3:9-10).
Por causa da obra de Jesus na cruz – sua morte, sepultamento, ressurreição e estar sentado à direita de Deus – não estamos mais sujeitos ao medo que Adão experimentou. Quando fazemos de Jesus o Senhor de nossas vidas, Deus, que é Amor, vem residir em nós. Já que não há medo nele, não há medo no amor. “Deus é amor, e todo aquele que vive no amor vive em Deus, e Deus vive nele” (1 João 4:16).
Além disso, 1 João 4 continua dizendo: “E, à medida que vivemos em Deus, nosso amor se torna mais perfeito…. Esse amor não tem medo, porque o amor perfeito lança fora todo medo. Se temos medo, é por medo do castigo, e isso mostra que não experimentamos plenamente o seu perfeito amor” (versículos 17-18).
Você já experimentou o amor perfeito Dele? É aqui que você começa a crescer em sua compreensão do amor – você o experimenta por si mesmo. “Deus mostrou o quanto nos amou ao enviar seu Filho unigênito ao mundo para que pudéssemos ter vida eterna por meio Dele. Este é o verdadeiro amor – não que nós tenhamos amado a Deus, mas que ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício para tirar os nossos pecados” (versículos 9-10).
O Medo é uma Força Espiritual – e a Fé Também
Quando Adão pecou, o que costumava ser fé agora era medo. Por causa disso, o medo é fé distorcida. É fé que está indo na direção errada. É o recíproco da fé, e ser o recíproco de algo significa que é exatamente o oposto, mas na mesma classe. Por exemplo, tanto o medo quanto a fé funcionam no reino espiritual e de acordo com as mesmas leis, mas um leva à vida, e o outro leva à morte.
Na verdade, o medo da morte é a base de todos os medos. Todo medo é fundamentalmente baseado no medo da morte. Quando o medo vem contra nós, ele sobrepõe a lógica. Portanto, não podemos lidar com o medo com base na lógica. Temos que lidar com ele em nome do Amor, que vive dentro de nós, na fé, porque a fé opera pelo amor (Gálatas 5:6).
A Linguagem do Medo e da Descrença
Uma das maneiras mais rápidas de identificar o medo em nossas vidas é ouvir com que frequência dizemos: “Mas e se…?”
E se tudo der errado?
E se eu não melhorar?
E se eu morrer?
E se o dinheiro não chegar?
E se? E se? E se?
“E se?” é a linguagem da descrença – e toda descrença é baseada no medo. A descrença é medo. No entanto, não é medo de que Deus não possa. Em vez disso, é medo de que Deus não o faça. É ter medo de que não conseguirmos , e de que Deus não o faça por nós pessoalmente. A verdade é, que DEVEMOS acreditar,e que tudo o que Ele quer fazer é nos amar, nos salvar, nos transformar, nos curar, nos prosperar, nos responder, nos confortar, prover para nós e nos proteger. Ele quer que recebamos e andemos em tudo o que é A BÊNÇÃO. E certamente não há medo nisso!
Não Somos Órfãos – e Somente os Órfãos têm Medo
Falando aos Seus discípulos, contando-lhes sobre o Espírito Santo que viria, Jesus disse: “Eu pedirei ao Pai, e ele vos dará outro Advogado, que nunca vos deixará. Ele é o Espírito Santo, que conduz a toda a verdade. O mundo não pode recebê-lo porque não o procura e não o reconhece. Mas vocês o conhecem, porque Ele vive com vocês agora e mais tarde estará em vocês. Não, eu não os abandonarei como órfãos – eu voltarei para vocês” (João 14:16-18).
No hebraico, um órfão é alguém que não tem ancestrais, nem herança, nem histórico. E de acordo com as Escrituras, um órfão é alguém sem esperança. Paulo escreveu aos efésios dizendo: “Naqueles dias vocês estavam vivendo separados de Cristo. Vocês estavam excluídos da cidadania entre os filhos de Israel, e vocês não conheciam as promessas da aliança que Deus tinha feito a eles. Vocês viviam neste mundo sem Deus e sem esperança” (Efésios 2:12).
Antes de Cristo, todos nós vivíamos como estrangeiros espirituais e estranhos à Sua promessa. Não tínhamos esperança. Éramos órfãos. Mas agora somos crentes em quem Deus habita, o amor habita e o Espírito Santo habita – Aquele que nos lidera, guia e ensina, assim como um pai faz.
Romanos 5:5 nos promete: “Esta esperança não levará à decepção. Pois sabemos o quanto Deus nos ama, porque ele nos deu o Espírito Santo para encher nossos corações com seu amor.”
Além disso, o medo é criado em uma atmosfera de nenhum conhecimento e requer caminhar em áreas do desconhecido. Somente os órfãos não têm ninguém para guiá-los, ensiná-los, amá-los e criá-los. Portanto, somente os órfãos devem ter medo. Nós, como crentes, não somos órfãos, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações através do Espírito Santo (Romanos 5:5).
Somos filhos e filhas do Altíssimo (Salmo 82:6). Fomos comprados por um preço (1 Coríntios 6:20). Não somos órfãos. Somos filhos de Deus (1 João 3:2). Somos herdeiros segundo a promessa (Gálatas 3:29). Portanto, nunca precisamos dar lugar ao medo.
Recebemos o Espírito de Deus – Não um Espírito de Medo
O medo tem tormento; ele é o atormentador. Portanto, nenhum dos tormentos que enfrentamos nesta terra vem de Deus, pois não há nada Nele além de amor. A Escritura nos assegura dizendo: “Porque Deus não nos deu espírito de covardia e de timidez, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2 Timóteo 1:7).
O amor vive em nós! Portanto, o medo não pode viver dentro de nós. Tudo o que ele pode fazer é nos pressionar. É muito mais fácil resistir, atacar, expulsar e ordenar que ele vá embora quando nos lembramos de que o próprio Amor habita em nós!
Para aprofundar isso em nossos corações e mentes, poderíamos ler João 1 da seguinte forma, substituindo a palavra Deus ou qualquer referência a Ele pela palavra AMOR em cada menção:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com AMOR, e o Verbo era AMOR. O mesmo estava no princípio com AMOR. Todas as coisas foram feitas pelo AMOR; e sem AMOR nada do que foi feito se fez. No AMOR estava a vida; e a vida era a luz dos homens…
“O AMOR estava no mundo, e o mundo foi feito pelo AMOR, e o mundo não conheceu o AMOR. O AMOR veio aos seus, e os seus não receberam o AMOR. Mas, a todos quantos receberam o AMOR, deu-lhes o poder de se tornarem filhos do AMOR, aos que crêem no nome do AMOR; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas [a vontade] do AMOR. E o Verbo [do AMOR] se fez carne, e habitou entre nós, (e vimos a glória do AMOR, glória como do unigênito do Pai [do AMOR],) cheio de graça e de verdade” (João 1:1-4, 10-14, KJV).
É Hora de Viver Nossas Vidas sem Medo
Romanos 8:37 deve ser nossa declaração diária: “Somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou” (NKJV). É hora de viver nossas vidas sem medo – independentemente do que acontece no mundo, em nossas comunidades e em nossos lares.
A proteção de Deus supera os perigos deste mundo (Salmo 91).
A economia de Deus não está sujeita à deste mundo (Filipenses 4:19).
A cura de Deus não está vinculada a nenhum diagnóstico neste mundo (Isaías 53:5; 1 Pedro 2:24).
O amor de Deus supera todo o medo neste mundo (1 João 4:18).
O amor de Deus supera qualquer medo que venha contra nós. Fomos feitos para viver no amor. Fomos feitos para ouvir amor, andar em amor e pensar pensamentos de amor. É o nosso DNA.
Deus, que é Amor, é Amor em nós. Nós podemos confiar no Amor. E viver uma vida sem medo.
© 1997 – 2024 Eagle Mountain International Church Inc. Também conhecido como Kenneth Copeland Ministries. Todos os direitos reservados.