« Blog

O poder de Deus em Ação por Meio da Oração


A oração é crucial para o nosso sucesso em todas as áreas de nossas vidas. Por meio da oração, descobrimos que Deus é bom e que Ele é fiel. Por meio de nossa oração pessoal, ganhamos a confiança para saber que a Palavra de Deus é verdadeira e que, quando oramos, Ele nos ouve e nos responde. Quando baseamos nossas orações na Palavra de Deus, que é a Sua vontade, nossas orações são eficazes – e produzem o sucesso que queremos.


Em outras palavras, conseguimos ver o Poder de Deus em Ação por meio da Oração.

Nossas orações são como incenso subindo diante do Senhor (Apocalipse 5:8, 8:3-4). Mesmo no Templo, o incenso servia como um lembrete para os filhos de Israel orarem, e assegurava-lhes que suas orações eram uma fragrância doce e perfumada para o Senhor (Êxodo 30). Deus se agrada de nossas orações, e orações baseadas em Sua Palavra mudam as coisas (e a nós!).

Primeira Tessalonicenses 5:16-18 nos diz para “alegrar-se sempre, orar sem cessar, em tudo dar graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para vocês” (Nova Versão King James). Orar sem cessar? Como fazemos isso? Nas palavras de Kenneth Copeland, devemos orar sobre tudo e qualquer coisa. Devemos orar sobre TODAS as coisas o tempo TODO.

Mas como realmente fazemos isso? Bem, uma boa maneira de começar é aprender e incorporar os muitos tipos diferentes de oração encontrados na Bíblia. Efésios 6:18 diz para nós “orar em todo o tempo (em todas as ocasiões, em todas as estações) no Espírito, com toda [maneira de] oração e súplica. Para esse fim, mantenha-se alerta e vigie com forte propósito e perseverança, intercedendo em favor de todos os santos (o povo consagrado de Deus)” (Amplified Bible, Classic Edition).

Com base neste versículo, devemos:

1.Orar em todos os momentos, em todas as ocasiões e em todas as estações.

2.Quando o fizermos, devemos orar no espírito.

3.E devemos orar com todo tipo de oração e súplica.

4.Então devemos vigiar e continuar intercedendo.

A oração deve ser um aspecto de tempo integral de nossas vidas cotidianas, não algo reservado para domingos, cultos ou emergências – Mas, de qualquer forma ore também! Quando oramos usando todos os tipos de oração – e Deus responde às nossas orações – experimentamos o Poder de Deus em Ação por meio da Oração.

Ore em concordância com alguém

De acordo com Kenneth Copeland, quando dois de seus filhos, Kellie e John, eram apenas crianças, eles se agitavam o tempo todo, como irmãos costumam fazer. Mas um dia, Kellie disse ao pai que ela e John queriam um barco. A resposta de Kenneth foi: “OK, mas eu te digo uma coisa: você e John vão ter que acreditar nisso. E mamãe e eu não vamos sair do acordo, mas você vai ter que usar sua fé. Nós vamos concordar com você, mas vai ser baseado em sua fé.” Ele enfatizou que ela e John não podiam mais brigar um com o outro… eles tinham que concordar em fé!

Ao dizer a Kellie que ele e Gloria concordariam com sua fé, ele estava ensinando Kellie sobre um dos tipos de oração – a Oração de Acordo – à qual Efésios 6:18 se refere quando diz “todo tipo de oração”. Agora, a Bíblia não rotula nenhuma instância específica como Oração de Acordo, mas é assim que a chamamos para fins de ensino e comunicação. Assim como quando Jesus orou a Oração do Senhor, Ele não a chamou assim. Ele estava simplesmente orando ao Seu Pai celestial. As pessoas a rotularam de Oração do Senhor, e é assim que ainda a chamamos hoje. Da mesma forma, quando Jesus disse a Seus discípulos: “Se dois de vocês concordarem aqui na terra sobre qualquer coisa que pedirem, meu Pai que está nos céus o fará por vocês” (Mateus 18:19), Ele estava estabelecendo o que chamamos de Oração de Acordo.

Bem, quando Kenneth colocou o desafio diante de Kellie, ela sabia exatamente o que fazer. Ela tinha idade suficiente para escrever, então ela escreveu o acordo dela e de John, com base na Palavra de Deus – com base em João 16:23. “Naquele momento vocês não precisarão me pedir nada. Eu lhes digo a verdade, vocês pedirão diretamente ao Pai, e ele lhes concederá o pedido, porque vocês usam o meu nome.”

Foi para isso que ela foi criada – escrever uma Oração de Petição baseada nas Escrituras, acreditando que seria concedida. Além do mais, a Oração de Concordância não funcionará a menos que Jesus seja Parceiro no acordo. Assim que Kellie terminou sua petição, ela assinou e John rabiscou o que pôde. Mas suas ações estabeleceram sua fé. Sua fé era baseada em um fundamento de uma promessa da Palavra de Deus. E eles estavam de acordo.

Kellie colocou sua Oração de Concordância na porta da geladeira e quando eles passavam, eles declaravam pela fé, “Obrigado, Jesus, pelo barco.” Eles entenderam a palavra de Mateus 18:19, “Meu Pai no céu fará isso por vocês.” Será feito. Que linguagem forte Deus usou!

Pouco tempo depois de Kellie postar sua Oração de Concordância, alguém ligou para Kenneth dizendo que queria dar a ele um barco de pesca. Kenneth queria um, então ele ficou emocionado; e naturalmente, seria completamente compreensível pensar que essa era a resposta para a fé de Kellie e John, mas eles não estavam acreditando apenas em um barco de pesca. Eles acreditavam no “barco perfeito”. E quando Kenneth perguntou a Kellie o que isso significava, ela disse que eles precisavam ser capazes de pescar e também ficar a noite toda nele para apenas se divertir. Bem, pouco tempo depois que o primeiro barco foi dado, outra pessoa ligou para Kenneth, e eles lhe deram outro barco. A oração e a fé de John e Kellie renderam não um barco, mas dois! Seu “barco perfeito” era na verdade dois barcos! Esse é o Poder de Deus em Ação por meio da Oração!

Ore Por Tudo

O Senhor disse uma vez a Kenneth Copeland: Deixe Minha Palavra lutar sua própria luta. Em outras palavras, incorpore a Palavra de Deus em nossas orações e deixe-a trabalhar em nosso favor. É assim que lutamos a boa luta da fé – por meio da oração, por meio da liberação de nossa fé na oração e por meio de orações baseadas na Palavra de Deus.

Jesus disse: Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.(Marcos 11:23-24).

Você pode orar por qualquer coisa. Você pode orar sobre qualquer coisa. E isso será feito.

Você está ansioso? Ore.

“Não se preocupem com nada; em vez disso, orem por tudo. Digam a Deus o que vocês precisam e agradeçam a ele por tudo o que ele tem feito. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede qualquer coisa que possamos entender. Sua paz guardará seus corações e mentes enquanto vocês vivem em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7).

Você está com medo? Ore.

“Quando eu estiver com medo, confiarei em ti. Louvo a Deus pelo que ele prometeu. Confio em Deus, então por que eu deveria ter medo? O que me podem fazer os mortais?” (Salmo 56:3-4).

Você está preocupado? Ore.

“É por isso que eu digo a vocês que não se preocupem com a vida cotidiana – se vocês têm comida e bebida suficientes, ou roupas suficientes para vestir. A vida não é mais do que comida, e seu corpo mais do que roupas? Observem os pássaros. Eles não plantam, não colhem, nem armazenam comida em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta. E vocês não são muito mais valiosos para ele do que eles? (Mateus 6:25-26).

Você precisa de dinheiro? Ore.

“E esse mesmo Deus que cuida de mim suprirá todas as suas necessidades, segundo as suas gloriosas riquezas, as quais nos foram dadas em Cristo Jesus” (Filipenses 4:19).

Você quer entregar sua vida a Cristo? Ore.

“Se você declarar publicamente que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo” (Romanos 10:9).

Há alguém que você precisa perdoar? Ore.

“Quando vocês estiverem orando, perdoem primeiro a quem vocês guardam rancor, para que o Pai de vocês, que está nos céus, também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11:25).

Você está se alegrando com a oração respondida? Ore.

“Entrai por suas portas com ações de graças; entrai em seus átrios com louvor. Dai-lhe graças e louvai o seu nome” (Salmo 100:4).

O dom e o exercício da oração na vida do crente não é um monólogo que cai em ouvidos surdos. Não é para sermos nós orando de forma dispersa, como diz Kenneth Copeland, onde dizemos todas as coisas religiosas e espirituais que já ouvimos. Não. É uma comunicação intencional com Deus baseada em Sua Palavra, que podemos sempre ter certeza de que é Sua vontade.

A oração é a base do Kenneth Copeland Ministries e deve ser a base de todo crente. Faça dela sua hoje. Então você verá o Poder de Deus em Ação por meio da Oração em sua vida.


Inscreva-se no treinamento  Caminho da Oração e receba um e-mail diário durante sete dias.