Quando você espera que algo aconteça ou que alguém te visite, o que você faz? Você faz planos. Você se prepara. Você fica pronto. Em outras palavras, você toma uma atitude!
Ter fé em Deus – ou a fé de Deus – é semelhante. Quando você orar, libere sua fé para que algo aconteça. Acredite que você receberá a resposta. E então, adicione à sua oração de fé o que a Palavra chama de “ação correspondente”.
No Novo Testamento da Bíblia Weymouth, que está disponível na KCM, a Palavra diz: “De que adianta, meus irmãos, se um homem professa ter fé, e ainda assim suas ações não correspondem? Pode tal fé salvá-lo? Suponha que um irmão e uma irmã estejam malvestidos ou careçam de comida diária, e um de vocês lhes diga: ‘Vão bem; mantenham-se aquecidos e bem alimentados’, e ainda assim vocês não suprem suas necessidades corporais; qual é a utilidade disso? Assim também a fé, se não for acompanhada de obediência, é morta em si mesma. Não, alguém dirá: ‘Você tem fé, eu tenho ações: prove-me sua fé sem ações correspondentes e eu provarei a minha a vocês por minhas ações” (Tiago 2:14-18).
Aqui está o ponto: quando você ora com fé, acreditando que recebeu a promessa de Deus em Sua Palavra e esperando que Ele responda à sua oração, siga em frente com a ação correspondente: Prepare-se para receber a promessa de Deus que você orou! A fé se prepara com antecedência para o que ela acredita que vai acontecer.
A Fé se Prepara com Antecedência
Quando Jesus cruzou o Mar da Galileia com Seus discípulos, era noite. Ele estava pregando e ensinando o dia todo para pessoas que estavam ansiosas para ouvi-Lo. Quando chegaram ao outro lado, assim que Ele saiu do barco, Marcos 5:2 diz: “Um homem possuído por um espírito maligno saiu dos sepulcros para encontrá-lo… Dia e noite ele vagava entre as cavernas dos sepulcros e nas colinas, uivando e cortando-se com pedras afiadas” (Marcos 5:2, 5). Depois que Jesus expulsou o demônio do homem, le voltou para o barco e cruzou o Mar da Galileia mais uma vez.
Desta vez, quando Ele saiu do barco, um homem chamado Jairo caiu aos pés de Jesus e implorou que Ele viesse e curasse sua filha, que estava morrendo. No caminho para curar a menina, uma mulher que sofria com um fluxo de sangue por muitos anos interrompeu sua jornada. A mulher disse: “Se eu apenas tocar em seu manto, serei curada” (Marcos 5:28). No relato, a mulher tocou na bainha de seu manto e foi curada! Quando Jesus terminou de falar com ela, Jairo foi informado por um mensageiro de sua casa que era tarde demais, sua filha estava morta. Mas Jesus disse: “A criança não está morta; ela está apenas dormindo” (Marcos 5:39).
Se você já leu essa série de milagres, então sabe como a história da filha de Jairo termina. Jesus foi até a casa de Jairo e, quando viu a menina, pegou-a pela mão e disse: “Menininha, levante-se!” Ela “imediatamente se levantou e andou!” (Marcos 5:41-42).
Como Jesus fez tudo isso em questão de um dia? Como Ele teve a coragem de pregar o dia todo e então realizar não um, não dois, mas três milagres — e um que envolvia ressuscitar os mortos?
A resposta é porque Ele dependia de Seu Pai e Ele se preparou com antecedência! É isso que a fé faz. Jesus disse duas coisas que nos mostram que Ele dependia de Seu Pai e se preparou com antecedência para fazer a obra que Deus O enviou para fazer:
Primeiro: “Eu lhes digo a verdade: o Filho não pode fazer nada de si mesmo. Ele faz somente o que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz, o Filho também faz. Pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele está fazendo. De fato, o Pai lhe mostrará como fazer obras ainda maiores do que curar este homem. Então vocês ficarão verdadeiramente surpresos” (João 5:19-20).
Segundo: “Eu não falo por minha própria autoridade. O Pai que me enviou me ordenou o que dizer e como dizer. E eu sei que seus mandamentos conduzem à vida eterna; então eu digo tudo o que o Pai me disser para dizer” (João 12:49-50).
Jesus se preparou com antecedência passando tempo com Seu Pai celestial. Ele se preparou com antecedência para o que Ele sabia que aconteceria.
Isso é o que devemos fazer. Devemos passar tempo com Deus, em Sua Palavra e em oração, para construir nossa fé para nos prepararmos para receber aquilo em que estamos crendo, porque a Fé Prepara para Receber a Promessa.
A fé prepara para o que ela acredita
Tudo na Bíblia foi feito e recebido pela fé. Cada pessoa que Jesus curou e libertou foi curada, liberta pela fé. Pela fé, o homem possuído por demônios foi liberto. Pela fé, a mulher com o problema de sangue foi curada. Pela fé, a filha de Jairo foi curada.
A fé depende somente da Palavra de Deus para funcionar – e ela se prepara com antecedência para o que ela acredita que acontecerá. O que Deus tem para você? O que Ele colocou em seu coração para receber?
A fé prepara para o que ela espera
O Dicionário Oxford nos diz que esperança é o “sentimento de expectativa e desejo de que uma certa coisa aconteça”. A esperança é o projeto da fé. Ela pinta um quadro dentro de nós do que precisamos ou queremos, e do que devemos esperar. Com essa esperança diante de nós, alimentamos nossa fé e a usamos como uma ferramenta para receber aquilo em que cremos. Então, liberamos nossa fé falando a Palavra de Deus que nos promete aquilo em que cremos. Hebreus 11:1 nos diz que “A fé mostra a realidade do que esperamos; é a evidência das coisas que não podemos ver”.
Em que você está acreditando em Deus? Faça uma lista . Faça uma lista de suas necessidades financeiras, físicas, emocionais, de saúde, relacionais ou espirituais, e qualquer outra coisa que você tenha orado e acreditado para que Deus responda.
Ao fazer sua lista e preparar seu espírito e alma para receber, lembre-se disto: Tiago nos diz que a fé sem obras – ou ação correspondente – é morta (Tiago 2:20). Então, encontre uma ou mais palavras de aliança e promessas da Palavra de Deus que se apliquem à sua situação e escreva-as ao lado da sua necessidade. Por exemplo, se você está acreditando em cura e, especificamente, se você está acreditando em Deus para ter um filho, você pode escrever Êxodo 23:25-26: “Vocês devem servir somente ao SENHOR, seu Deus. Se o fizerem, eu os abençoarei com comida e água, e os protegerei de doenças. Não haverá abortos espontâneos ou infertilidade em sua terra, e eu lhes darei vidas longas e plenas.”
Quanto mais específico você for em sua fé — sua crença — mais especificamente Deus pode responder às suas orações.
Se você está acreditando em avanço financeiro, libere sua fé para viver sem dívidas. Você pode usar o seguinte versículo para escrever uma confissão: “Não devam nada a ninguém — exceto a obrigação de amar uns aos outros. Se vocês amarem o próximo, cumprirão os requisitos da lei de Deus” (Romanos 13:8). Sua confissão poderia facilmente ser: “Senhor, obrigado por não dever nada a ninguém além de amor. Obrigado porque, porque você me ama tanto, posso amar a todos que encontro hoje com Seu amor.”
Se você está acreditando em um relacionamento a ser restaurado — com seu cônjuge, filho, parente, amigo ou colega — encontre um versículo ou versículos para escrever, ore e confesse a promessa de Deus para que você possa liberar sua fé… porque a fé prepara para receber a promessa.
A fé prepara para a vitória
Parte de receber pela fé é agradecer a Deus pela resposta antes de vê-la neste reino natural. É louvar a Deus pelo o que você orou, esperou e acreditou Nele está acontecendo. É adorá-Lo pela resposta — pela sua cura, sua provisão que está chegando, o avanço que acontecerá, pela criança que será libertada ou pelos perdidos que serão salvos — antes de você ver. A fé conta que já está feito.
Marcos 11:22-25 é uma passagem fundamental das Escrituras e um fundamento da fé: “Então Jesus disse aos discípulos: ‘Tenham fé em Deus. Eu lhes digo a verdade: vocês podem dizer a esta montanha: “Ergue-te e lança-te no mar”, e isso acontecerá. Mas vocês devem realmente acreditar que isso acontecerá e não ter dúvida em seu coração. Eu lhes digo: vocês podem orar por qualquer coisa, e se vocês crerem que receberam, isso será seu. Mas, quando estiverem orando, perdoem primeiro a quem vocês guardam rancor, para que seu Pai que está nos céus também perdoe seus pecados.’”
Quando você tiver sua lista de oração e as promessas de Deus para se apoiar em cada pedido de oração, então ore usando as promessas de Deus. Libere sua fé declarando o que Ele prometeu – porque a fé depende da Palavra para funcionar. Então comece a louvar a Deus porque a vitória é sua, que o que você declarou pela fé já foi feito. Deus é fiel, e Ele fará o que prometeu. Ele responderá à sua fé. Ele sempre responderá à Sua Palavra. Ele honrará você manter “o interruptor da fé” ligado, porque a fé O agrada (Hebreus 11:6). Ele o honrará quando sua Fé Se Preparar Para Receber a Promessa.