« Blog

6 Mentiras que Bloqueiam as Bênçãos


Deus espera que nos apropriemos do que nos pertence, mas temos um inimigo que mente para nós e tenta nos impedir de receber as maiores bênçãos de Deus.

Jerry Savelle os chama de “bloqueadores de bênçãos”.

Muitos desses obstáculos do melhor de Deus em nossas vidas se enquadram na categoria descrita em Marcos 7:13: A tradição dos homens anula a Palavra de Deus.

 

Tradições são erros demoníacos — mentiras, na verdade — para manter a Igreja na escuridão. Durante anos, ideias e interpretações tradicionais das Escrituras impediram as pessoas de receberem cura.

Portanto, gostaria de expor algumas dessas mentiras do inimigo e explicar por que elas estão erradas. À medida que as examinamos, anote aquelas que se tornaram parte do seu pensamento. Em seguida, substitua essas mentiras pelo que a Palavra realmente diz.

Primeira Mentira : “Os milagres já passaram.”

Cresci em uma igreja na qual ouvíamos frequentemente afirmações como estas: “Os milagres já passaram” e “A cura já passou.” Mas a verdade é que, para que milagres e curas passassem, Deus teria que mudar ou desaparecer. E isso não pode acontecer. Ele já declarou: “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, filhos de Jacó, não sois consumidos” (Malaquias 3:6).
Ele também disse: “Eu sou o Senhor que te sara” (Êxodo 15:26). Doenças e enfermidades nunca foram a vontade de Deus para o homem. A doença só surgia quando o homem desobedecia a Deus, pecava e morria espiritualmente. Nesse ponto, o homem se tornava sujeito ao maligno. Mas mesmo assim, Deus criou um meio de prover cura para o Seu povo. Se Ele já curou alguém, Ele ainda é o mesmo curador hoje. Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34). Mas temos que fazer a nossa parte e dar a Ele algo com que trabalhar, exercitando nossa fé.

Segunda Mentira : “Deus recebe glória da doença.”

A doença não traz glória a Deus. A cura, sim.
Enquanto Jesus curava as multidões, Mateus 15:31 diz: “Quando viram os mudos falarem, os aleijados ficarem sãos, os coxos andarem e os cegos enxergarem… glorificaram o Deus de Israel.”

Terceira Mentira :“Todas as coisas cooperam para o bem…”

Uma passagem bíblica frequentemente tirada do contexto e mal interpretada é Romanos 8:28: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Se você acredita que isso significa que a doença é, de alguma forma, para o seu bem, você não resistirá a ela. Mas a Bíblia é muito clara no que diz sobre a doença. A maldição expressa em Deuteronômio 28 inclui “toda enfermidade e toda praga” (versículo 61).
Maldições não vêm de Deus. Ele é bom para todos (Salmo 145:9). Atos 10:38 diz: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”.

Ao ler Romanos 8:28 em contexto, seu significado se torna claro:
Da mesma forma, o Espírito também nos ajuda em nossa fraqueza; pois não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a intenção do Espírito, porque ele intercede pelos santos segundo a vontade de Deus. E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:26-28).
Isso não quer dizer que tudo o que acontece esteja cooperando para o seu bem. Trata-se daqueles que amam a Deus. Aqueles que amam a Deus obedecem à Sua Palavra: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos” (1 João 5:3). Quando obedecemos a Deus, desfrutamos da Sua bênção.
A vontade de Deus é sempre boa, mas nem todos estão na Sua vontade. Esta escritura fala sobre as coisas do Espírito operando para o nosso bem. O Espírito intercede por nós quando oramos no espírito. Quando obedecemos a Deus, todas as coisas cooperam para o bem.
Tudo o que surge em seu caminho não vem de Deus e não traz o bem para sua vida. Você tem autoridade para obedecer ou desobedecer. Por exemplo, o câncer não coopera para o seu bem. Acidentes de carro não cooperam para o seu bem. Eles vêm para roubar, matar e destruir. Se você pensa que essas coisas vêm de Deus, você as receberá em vez de resistir a elas.

Quarta Mentira: “Deus coloca doença em você para lhe ensinar algo.”

Doença não é bom. Então, quando as pessoas dizem: “Deus coloca doença em você para lhe ensinar algo”, isso é totalmente antibíblico. A Bíblia diz que Deus usa Sua Palavra para nos ensinar. Ele enviou o Espírito Santo para nos ensinar. Em Deuteronômio 28, Deus diz que se você não Me obedecer, todas essas maldições virão sobre você. Essa não é a vontade de Deus. A vontade de Deus é a sua redenção da maldição em Cristo Jesus (Gálatas 3:13). Por meio da ignorância, incredulidade ou rebelião e desobediência, abrimos a porta para o mal em nossas vidas.
De acordo com 2 Timóteo 3:16-17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
Deus enviou o Espírito Santo para ser o mestre da Igreja (João 14:26). Ele vos guiará a toda a verdade (João 16:13). Deus também colocou mestres na Igreja para nos instruir (Efésios 4:11-12). Portanto, Ele não usa a doença para fazer isso.
Muitos crentes vivem sob a ideia equivocada de que tudo o que lhes acontece é obra de Deus. Como resultado, não assumem responsabilidade por nada e não oferecem resistência ao inimigo quando ele traz doenças e enfermidades.
Se você não resistir à doença, ela não desaparecerá. O inimigo continuará a governar e reinar em sua vida. Você deve resistir ao diabo se não quiser que ele viva com você. Tiago 4:7 diz: resista a ele, e ele fugirá.
Jesus livrou pessoas de doenças por onde passou e as repreendeu! Ele nunca foi amigo de doenças e enfermidades. Ele sempre fez a vontade de Deus e você nunca viu Jesus instruindo alguém a permanecer doente.

Quinta Mentira: “Senhor, se for da Tua vontade…”

Uma oração tradicional que o ajudará a morrer jovem é: “Senhor, se for da Tua vontade, cura o meu corpo”. Consequentemente, orar assim demonstra que você não tem lido a Bíblia e que não tem a mínima ideia sobre Deus ou a Sua vontade. A vontade Dele é sempre curar.
Talvez você esteja frequentando a igreja errada. Você deveria sair de um culto com a fé mais fortalecida do que quando entrou. A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10:17). Mas se você não ouvir e crer no que a Palavra diz, sua fé não será forte.

Sexta Mentira: A incredulidade é “OK”.

Nem mesmo Jesus conseguiu curar aqueles que estavam na incredulidade. Em Nazaré, sua cidade natal, “ele não realizou ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles” (Mateus 13:58).
A incredulidade é o principal bloqueador de bênçãos, e é por isso que é fundamental que você conheça o que a Palavra diz e creia nela o suficiente para agir de acordo com ela. Todas as tradições das quais estou falando são resultado da incredulidade.
A incredulidade vem pelo ouvir, assim como a fé vem pelo ouvir. Portanto, é perigoso para a sua saúde ouvir a incredulidade.
Não há razão para se acomodar em ensinamentos cheios de incredulidade se você deseja viver, e viver bem. Vá aonde a Palavra de Deus, sem concessões, está sendo ensinada, porque sua vida depende disso.
Gálatas 3:11 diz: “O justo viverá pela fé”. Isso significa que os crentes devem viver crendo no que a Bíblia diz. Você é curado crendo e agindo de acordo com o que a Palavra diz sobre sua cura. É preciso crer e agir para cumprir a palavra “receber”!
Estas são apenas algumas das mentiras que o diabo usa para nos impedir de receber tudo o que Deus tem para nós. Não acredite nessas mentiras… creia na Palavra de Deus!

© 1997 – 2025 Eagle Mountain International Church Inc. Também conhecida como Kenneth Copeland Ministries. Todos os direitos reservados.