O poder do sangue de Jesus nos deu tudo o que precisamos para viver uma vida de vitória, incluindo redenção, comunhão, cura, proteção e autoridade sobre o diabo.
Como cristãos, conhecemos o sangue, cantamos hinos sobre ele e nos lembramos dele durante a Santa Ceia. Mas quantos de nós realmente sabemos quão profundo é o seu poder e tudo o que ele nos proporcionou? Ainda mais importante: quantos de nós o usamos e o aplicamos em nossas vidas todos os dias?
De Gênesis a Apocalipse, as palavras “o sangue” são mantidas diante de nossos olhos — um lembrete de sua importância e significado para Deus e para nós. Os sacrifícios de Abel, Noé e Isaque, o Cordeiro da Páscoa e a promulgação da Lei aconteceram, mas “não sem sangue” (Hebreus 9:7, NVI). O sangue simboliza limpeza e purificação — a resolução de uma questão.
Deus é amor. E a maior expressão do Seu amor por nós é o sangue de Jesus. Esse amor supre todas as necessidades que o homem já teve ou terá, e cada vez que aplicamos o sangue, experimentamos uma efusão desse amor. É o amor, por meio do sangue, que criou uma barreira entre você e todas as obras do diabo.
“De todas as coisas gloriosas que o sangue significa, esta é uma das mais gloriosas: Seu sangue é o sinal, a medida, sim, a transmissão do Seu amor.” — Andrew Murray
Vamos elevar o sangue de Jesus ao mesmo lugar em nossos corações que ele ocupa no coração de Deus — e despertar em nossos espíritos as coisas poderosas que o sangue conquistou para nós. O poder do sangue de Jesus nos deu tudo o que precisamos para viver uma vida de vitória, incluindo redenção, comunhão, cura, proteção e autoridade sobre o diabo.
1.Redenção Através do Sangue de Jesus
“Temos a redenção pelo seu sangue.” – Efésios 1:7 (NVI)
Você conhece a história. Satanás veio até a esposa de Adão, Eva, na forma de uma serpente e a enganou, levando-a a desobedecer a Deus. Adão seguiu o exemplo e fez o que Satanás lhe ordenou, em vez de obedecer a Deus. Ao fazer isso, fez de Satanás seu senhor. Ao se ajoelhar diante de Satanás, Adão entregou a autoridade que Deus lhe havia dado. Ele fez de Satanás o governante ilegítimo da Terra.
Daquele dia em diante, tudo mudou. Por uma só transgressão, a morte passou a todos os homens (Romanos 5:12). A Terra e tudo o que nela há foram subitamente amaldiçoados, e o homem foi separado de Deus pelo pecado. Parece inconsertável, não é?
Mas Deus tinha um plano.
Seu plano de Redenção era o mesmo que o de Abel, Moisés e Noé — seria por meio do derramamento de sangue. Uma Redenção tão grande para toda a humanidade, por toda a eternidade, não poderia ser realizada pelo sangue de apenas um bode ou carneiro. Uma Redenção dessa magnitude exigiu um sacrifício muito maior — o sangue de Seu Filho — Jesus.
A maior coisa que o sangue de Jesus realizou foi esta: lavou todos os seus pecados e o tornou limpo e puro — branco como a neve. A partir do minuto em que você receber Jesus como Senhor da sua vida, Deus não se lembrará de nenhum pecado passado em sua vida. Isso mostra o quão poderoso é o sangue!
A melhor parte? Você não precisa ganhar e pagar pelo que foi provido na Cruz. Na verdade, você não conseguiria ganhar mesmo se tentasse. A melhor coisa que você pode fazer é aceitar com alegria este presente gratuito.
Além de nos redimir do pecado, o sangue também nos libertou da maldição da lei, para que A BÊNÇÃO de Abraão pudesse vir sobre nós em Cristo (Gálatas 3:13).
O que é a maldição?
A maldição é a morte, o pecado, a doença, a enfermidade, a pobreza, a carência, a depressão — qualquer coisa ruim que você possa imaginar. A traição de Adão deu a Satanás autoridade sobre a vida do homem, mas, graças ao poder do sangue de Jesus, no momento em que você fez de Jesus Cristo o Senhor da sua vida, você foi redimido da maldição e Satanás foi tirado do mercado.
2.Comunhão com Deus através do Sangue de Jesus
“Tendo ousadia para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus.” – Hebreus 10:19 (NVI)
Quando você pensa em comunhão, provavelmente pensa no tempo gasto tomando um café em um estudo bíblico, ou no tempo gasto desfrutando da companhia de amigos. Comunhão é proximidade — uma amizade. É isso que temos com Deus, mas foi comprado por um preço.
Antes da queda de Adão no Jardim do Éden, ele desfrutava de amizade e comunhão com Deus. Após a Queda de Adão, o pecado nos separou dessa preciosa comunhão e só pôde ser restaurada por meio do sangue de Jesus. Quando você recebe Jesus como seu Senhor e Salvador, você declara que deseja receber Sua comunhão e amizade, e a porta se abre para você desfrutar disso!
Graças ao poder do sangue de Jesus, você pode entrar com ousadia na presença de Deus. O sangue de Jesus constrói um poderoso muro entre o pecado e os crentes que foram feitos justiça de Deus por meio de Jesus (2 Coríntios 5:21).
Outra palavra para comunhão é a ceia . Uma maneira de reconhecermos que o sangue fornecido para a comunhão com Deus é por meio da Santa Ceia. Jesus disse: “Fazei isto em memória de mim” (1 Coríntios 11:23-26). É por isso que a Santa Ceia é muito mais profunda do que uma observância religiosa — é um reconhecimento (e comunhão) do que Deus fez por nós por meio do sangue de Jesus. Você é amigo de Deus (João 15:15)!
3.Cura Através do Sangue de Jesus
“Pelas suas pisaduras fomos sarados.” – Isaías 53:5 (NVI)
Quando você toma a Santa Ceia, pensa em cura? A maioria dos cristãos toma o símbolo do sangue e diz: “Graças a Deus, fomos libertos do pecado”, e isso é verdade. Louvado seja Deus por isso!
Mas, de acordo com Isaías 53:4-5, o sacrifício de Jesus abrangeu todas as áreas da existência humana. Ele suportou o tormento espiritual pelos nossos pecados, a angústia mental pelas nossas preocupações, cuidados, tristeza e medo, bem como a dor física pelas nossas doenças e enfermidades. As pisaduras que Ele suportou e o sangue que Ele derramou foram para a nossa cura. Pelas suas pisaduras fomos sarados.
Deus deu tudo o que tinha para redimir a humanidade da maldição. Quando recebemos apenas parte do Seu sacrifício, é um insulto a Ele . Quando aplicamos o sangue de Jesus e recebemos o seu poder, precisamos nos lembrar de aplicá-lo em sua plenitude. Não o receba e aplique pela metade. Aceite tudo o que o sacrifício de Jesus proporcionou. Se você não compreender e receber o poder pleno do sangue, estará perdendo. Paulo escreveu: “Por isso há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem” (1 Coríntios 11:30, ARC).
Se você precisa de cura hoje, o sangue de Jesus é gratuito e sem efeitos colaterais. Você não precisa de receita médica, não precisa de consulta e não precisa consultar o seu plano de saúde. Jesus providenciou tudo através do sangue! Você pode se apropriar do sangue de Jesus para a sua cura hoje.
4.Proteção Através do Sangue de Jesus
“Quando eu vir o sangue, passarei por cima de vocês.” – Êxodo 12:13 (KJV)
Em Êxodo, após nove pragas devastadoras, Faraó ainda se recusou a deixar o povo de Deus partir. Então, Deus enviou uma praga final — uma praga de julgamento — para “ferir todos os primogênitos na terra do Egito” (Êxodo 12:12). Como filhos de Adão, Satanás sabia que os filhos de Israel haviam quebrado a aliança com Deus e também estavam sujeitos ao julgamento. Deus poderia protegê-los, mas “não sem sangue”. Eles tinham um relacionamento de aliança com Deus por meio de Abraão, mas precisavam permanecer firmes nessa aliança. Precisavam escolher a aliança em vez da maldição.
Então, Deus os instruiu a pegar o sangue de um cordeiro e tingi-lo nos batentes das portas. Eles o fizeram, e o anjo da morte passou por eles. Foi realmente o sangue de um cordeiro que os impediu de serem mortos? Não! Foi o sangue do Cordeiro (Jesus) que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8, KJV).
Quando a filha de Kellie Copeland, Lyndsey, era apenas uma adolescente, houve uma onda de meningite espinhal na região que estava matando jovens. Quando Lyndsey foi hospitalizada com a doença, os Copeland se depararam com uma decisão.
Como eles reagiriam?
Recusando-se a temer, a família se uniu para a cura de Lyndsey — aplicando o sangue de Jesus e tomando ceia juntos. De fato, Lyndsey foi curada pelo sangue de Jesus!
Kellie disse mais tarde sobre a situação: “Há alguns anos, vínhamos implorando o sangue de Jesus por nossa família. Quando eu estava no quarto do hospital, sentia o medo tomar conta de mim. Mas saí para o corredor e comecei a falar sobre nossa aliança porque era tão real para mim.”
O sangue do Cordeiro é inesgotável e eterno. É um suprimento ilimitado. Quando aplicamos o sangue de Jesus às portas de nossas vidas com fé, acessamos o poder para derrotar cada parte da maldição que tenta se instalar. Quando você pronuncia o Nome de Jesus diante de uma doença, enfermidade ou perigo, o sangue do Cordeiro está por trás disso, e você está protegido!
5.Autoridade Sobre o Diabo Através do Sangue de Jesus
“E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho.” – Apocalipse 12:11 (KJV)
Há alguém que conhece, talvez até melhor do que você, o poder e a autoridade que lhe foram dados pelo sangue de Jesus. Ele fará de tudo para garantir que você nunca descubra. Ele tentará mantê-lo distraído, enviará pessoas ou ideias para confundi-lo e plantará sementes de dúvida para impedi-lo de operar naquilo que lhe pertence.
Você provavelmente pode adivinhar por esta descrição quem é — o diabo. Se há alguém que tem algo a perder se você descobrir a verdade — é ele. Bem, o dia dele acabou. Você está prestes a colocá-lo debaixo dos seus pés, onde ele pertence!
O que acontece quando os crentes descobrem o poder do sangue de Jesus?
Chip Brim, filho de Billye Brim, contou certa vez a história de uma reunião que ele pregou, onde uma jovem feiticeira e possuída por demônios estava presente. Um grupo de pastores passou cinco horas tentando libertá-la. Eles oravam sem parar, mas ela continuava a atacá-los fisicamente, e o demônio dentro dela falava mentiras e atormentava as pessoas na sala.
Embora Chip estivesse em segundo plano, a mulher o avistou e, de repente, avançou a toda velocidade. Naquele momento, ele se levantou em seu espírito para gritar: “Eu imploro pelo sangue!” Imediatamente, ela caiu, agarrou as orelhas e gritou: “Não pelo sangue! Não pelo sangue!” Percebendo seu poder, todos os ministros se reuniram ao redor e começaram a cantar, implorar e declarar o sangue. Em 15 minutos, ela foi liberta — liberta. Se os demônios odeiam tanto o sangue, isso é uma evidência de quão poderoso ele realmente é.
Claro, a maldição ainda está lá fora. Você pode vê-la ao seu redor, mas agora você tem uma escolha: usar o sangue ou não. Você tem autoridade sobre o que quer que seja, em Nome de Jesus, e pelo sangue de Jesus, você pode se opor a ela. O sangue é poderoso o suficiente para remover todas as evidências da maldição em sua vida.
Como diz Gloria Copeland: “O sangue que Jesus derramou por você e por mim tem um poder enorme, grandioso. E precisamos dizer isso e declará-lo sobre nossas vidas.”
Isso significa que, quando o acusador diz que somos culpados, nossa súplica diante de Deus, o Justo Juiz, é o sangue de Jesus. O sangue é a nossa defesa. Ele declara que não somos culpados; em vez disso, estamos livres de toda a penalidade do pecado. O sangue expulsa Satanás dos assuntos de nossas vidas e das vidas de nossas famílias. Mas você precisa fazer isso pela fé!
“A fé no sangue produz grandes resultados.” – Andrew Murray
Todos os dias você tem o direito de exercer essa autoridade, pleiteando o que o sangue de Jesus fez por você. Recuse-se a dar ao inimigo nem que seja um centímetro de território. O diabo é um inimigo derrotado e, através do precioso sangue de Jesus, somos vitoriosos!
Quando você receber a revelação de que o sangue de Jesus proporcionou redenção, comunhão, cura, proteção e autoridade sobre o diabo, você começará a operar na plenitude do seu poder! O poder do sangue de Jesus é suficiente para vencer tudo o que vem contra você. É assim que você vive uma vida de vitória em Cristo, e é a vida pela qual Jesus morreu para lhe dar. Seja abençoado e lembre-se… “Jesus é o Senhor!”
© 1997 – 2025 Eagle Mountain International Church Inc. Também conhecida como Kenneth Copeland Ministries. Todos os direitos reservados