Kenneth e Gloria Copeland entraram no santuário de uma igreja num domingo de manhã, no momento em que o Pastor deu as boas-vindas a todos e disse: “Não é maravilhoso estar na casa de Deus hoje?”
Assim que a Sra. Copeland ouviu essas palavras, sua resposta imediata foi:
“Não é maravilhoso ser a casa de Deus hoje?”
Durante a maior parte de suas vidas, os Copelands viveram com uma poderosa consciência de Provérbios 18:10 (NVI):
“O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros [no alto].”
O Nome de Jesus, a Palavra de Deus e a presença do Espírito Santo têm sido a sua referência há décadas. Quer fosse formar uma família, construir um ministério ou sobreviver à última crise mundial, eles sabiam a quem e para onde pedir ajuda.
Todos nós – não importa a nossa caminhada de vida ou nível de fé – precisamos de abrigo seguro, um porto seguro, uma casa segura para onde possamos fugir. Precisamos de um lugar onde não apenas nos sintamos seguros, mas onde saibamos, sem dúvida, que temos uma posição vantajosa acima de todo o stress, pressão, incerteza e caos que o mundo pode lançar sobre nós dia após dia.
O que Kenneth e Gloria Copeland compreenderam foi: e se você não precisasse ir a um lugar para encontrar esse tipo de proteção e paz de espírito? E se você pudesse levar sua própria “torre forte” para onde quer que fosse, com acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana?
Bem, boas notícias – feito, feito e feito!
Jesus nos garante que mesmo diante da ameaça de “guerras e rumores de guerras” (Mateus 24:6, NVI), há uma maneira de mantermos uma paz de espírito constante. Mas para fazer isso, será necessário algum trabalho da nossa parte. Isso exigirá que façamos algumas demolições, bem como algumas construções.
Então, se o que você procura é um estado incomum de paz – para seus filhos, seus pais idosos, em sua casa, no trabalho, ao longo do dia – insista e aplique este processo de três etapas fácil de seguir que é baseado na Palavra de Deus e respaldado pelo Seu poder.
Estes 3 passos simples para garantir sua paz de espírito em um mundo de caos foram projetados para levá-lo da necessidade de encontrar um plano B para escapar na vida, para caminhar no plano A de Deus para a paz de espírito diária!
Primeiro Passo: limpe sua mente.
“Estou deixando você com um presente: paz de espírito e de coração. E a paz que dou é um presente que o mundo não pode dar. Portanto, não fique preocupado ou com medo. –(João 14:27 NLT)
O primeiro passo simples para garantir a sua paz de espírito num mundo de caos é limpar a sua mente das formas de pensar do mundo. A paz de espírito que Jesus oferece é um presente para você, e não algo que você possa obter do mundo. Assim, quando o mundo parecer ter enlouquecido, você poderá ter paz de espírito e não ficar perturbado ou com medo.
Quer saber como isso é possível? Vamos dar uma olhada mais de perto no que Deus diz sobre isso.
Sob a antiga aliança – as promessas de Deus a Abraão, Moisés e ao povo de Israel – a oferta de paz de Deus trazia consigo mais uma sensação de um lugar físico, um local seguro onde a presença de Deus se manifestava. Nos dias de Moisés era a “Tenda da Reunião” (Êxodo 33:7). Nos dias do Rei Salomão era o “Templo” (2 Crônicas 7).
Mas, como vemos em Isaías 26:1-3, Deus deixou bem claro desde o início que a paz que Ele estendeu à humanidade era muito mais do que uma fortaleza física para onde corrermos e nos escondermos:
“Nossa cidade é forte! Estamos cercados pelos muros da salvação de Deus. Abra as portas para todos os que são justos; permitir a entrada dos fiéis. Você manterá em perfeita paz todos os que confiam em você, todos cujos pensamentos estão fixos em você!
O pensamento de Deus é que termos paz mental enquanto estivermos nesta terra é tão necessário quanto a sensação de paz que advém da segurança física. Na verdade, para Ele, a verdadeira paz sempre foi uma questão de mente.
Para nós que agora vivemos sob a nova aliança, o apóstolo Paulo expõe essa verdade:
“Pois embora vivamos no mundo, não fazemos guerra como o mundo faz. As armas com as quais lutamos não são as armas do mundo. Pelo contrário, têm poder divino para demolir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento para torná-lo obediente a Cristo” (2 Coríntios 10:3-5, NVI).
A revelação de Paulo para nós é que a paz de espírito não acontece simplesmente. É uma batalha. Nós temos que lutar por isso – só que esta é uma luta em nossas mentes.
Pouco antes de Jesus deixar a terra, Ele se encontrou com Seus discípulos e lhes disse: “A paz esteja convosco” (João 20:21). Então Ele “soprou sobre eles” e disse: “Recebei o Espírito Santo” (versículo 22). Ele transmitiu o Espírito de Deus aos deles – que é o que acontece conosco quando nascemos de novo. Agora, capacitados com o Espírito Santo, podemos destruir as más fortalezas das nossas vidas – fortalezas como a preocupação, o medo, a depressão, a raiva e o ressentimento.
Com o Espírito de Deus vivendo dentro de nós, somos a “tenda de reunião”, o “templo de Deus”. Não precisamos mais procurar uma “torre forte” – nós somos a torre forte. E quanto mais espaço dermos ao Espírito Santo, limpando as nossas mentes da maneira de pensar do mundo, mais paz desfrutaremos, não importa o que esteja acontecendo ao nosso redor.
Segundo Passo: Construa-se
“Você está vindo para Cristo, que é a pedra angular viva do templo de Deus…. E vocês são pedras vivas que Deus está construindo em seu templo espiritual.” –(1 Pedro 2:4-5)
As Escrituras provam que Deus gosta de pedras e de construções…
“O Senhor Deus é a Rocha eterna” (Isaías 26:4)
“Seja como um homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24, NASB)
“Sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mateus 16:1)
Você pode não perceber, mas está em uma zona de construção enquanto está nesta terra. E, se você quiser uma experiência de paz de espírito completa, não será suficiente desconstruir quaisquer fortalezas ruins que o diabo tenha habilmente alojado em seu cérebro ao longo do tempo. Enquanto você está ocupado destruindo os ruins, você também precisa construir os bons. É por isso que o segundo passo simples para garantir a sua paz de espírito num mundo de caos é desenvolver-se.
Nós, seguidores de Cristo, somos “pedras vivas” (como Jesus). Nós somos o projeto de construção pessoal de Deus, e Seus planos para nós só vêm daqui!
O desafio é que muitos cristãos não estão cientes das boas intenções de Deus. Você pode não perceber, mas está em uma zona de construção enquanto está nesta terra. E, se você quiser uma experiência de paz de espírito completa, não será suficiente desconstruir quaisquer fortalezas ruins que o diabo tenha habilmente alojado em seu cérebro ao longo do tempo. Enquanto você está ocupado destruindo os ruins, você também precisa construir os bons. É por isso que o segundo passo simples para garantir a sua paz de espírito num mundo de caos é desenvolver-se.
Nós, seguidores de Cristo, somos “pedras vivas” (como Jesus). Nós somos o projeto de construção pessoal de Deus, e Seus planos para nós só vêm daqui!
O desafio é que muitos cristãos não estão cientes das boas intenções de Deus.
Certa vez, enquanto Jesus ensinava na sinagoga, Ele encontrou uma mulher que estava curvada por causa de uma doença e que não conseguia ficar de pé há 18 anos.
Ele a viu, chamou-a do meio da multidão e disse: “Mulher, você está livre da sua enfermidade” (Lucas 13:12, NVI). Então Ele a tocou e ela imediatamente se levantou.
Infelizmente, a condição física exterior desta mulher é uma imagem de como muitos cristãos são por dentro, nas suas almas – curvados, espancados e oprimidos.
Então, Jesus aparece!
Neste caso, o problema era que Jesus curou a mulher no Sábado, o que era contra as regras religiosas da época. O pensamento dos líderes religiosos era: Ele trabalhou! E Ele não deveria fazer isso, então eles O criticaram.
Fortaleza ruim, certo? E a resposta de Jesus?
“Esta querida mulher, filha de Abraão, foi mantida em cativeiro por Satanás durante dezoito anos. Não é certo que ela seja libertada, mesmo no Sábado?” (versículo 16).
Naquele momento, Jesus derrubou uma fortaleza ruim e construiu uma boa. Ele literalmente despojou o diabo de sua opressão e construiu o corpo da mulher. Ele derrubou mentalidades religiosas enganadas e estabeleceu a verdade do coração de Deus para toda a humanidade.
O Apóstolo Pedro certa vez resumiu o ministério de Jesus com estas palavras:
“Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo” (Atos 10:38, NKJV).
Em outras palavras, Jesus demonstrou as intenções de Deus para nós, destruindo fortalezas ruins e construindo boas.
Vivemos sob uma nova aliança que entrou em vigor no momento em que Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos. Naquele momento você foi perdoado. Naquele momento você foi salvo. Naquele momento todos os benefícios de se tornar filha ou filho de Deus passaram a ser seus!
Finalmente, a paz de espírito que seu Pai celestial pretendia que você tivesse o tempo todo estava disponível para você. Jesus libertou você de toda a opressão do inimigo, assim como libertou aquela mulher.
Agora, tudo o que resta a você fazer é ocupar-se construindo sua nova “torre forte”!
Terceiro Passo: sinta-se confortável ao declarar sobre as coisas
“[Jesus] levantou-se, repreendeu o vento e disse ao mar: ‘Silêncio! Fique quieto!’ O vento cessou e houve uma grande calmaria…. [Os discípulos] ficaram aterrorizados e perguntaram uns aos outros: ‘Quem é este então? Até o vento e o mar lhe obedecem!’” – (Marcos 4:39, 41, HCSB)
Quando todo o mundo, incluindo o diabo, parece decidido a derrubar você, a puxá-lo para baixo, a prendê-lo – até mesmo a afundar seu barco – esse é especialmente o momento de se levantar, dizer ao tumulto para se calar e então se construir. É a única maneira de você obter e manter alguma paz de espírito.
Quando o Rei David se viu em momentos difíceis na sua vida ou em tempos de intensa angústia, a Bíblia diz-nos que ele “se encorajou e se fortaleceu no Senhor” (1 Samuel 30:6, AMPC).
Como ele fez isso? Basta dar uma olhada no livro dos Salmos (ele escreveu metade dele).
Ele começou a pensar, escrever, orar, falar, cantar. Principalmente, ele se ocupou abrindo sua mente es seus lábios, fazendo com que ambos se alinhassem com a Palavra de Deus, as promessas de Deus e a verdade de Deus sobre si mesmo e tudo o que ele estava enfrentando…
“Bendize ao Senhor, minha alma, e tudo o que há em mim, bendiga o Seu santo nome. Bendize ao Senhor, minha alma, e não se esqueça de nenhum dos Seus benefícios” (Salmos 103:1-2, NASB).
Em suma, ele disse à sua cabeça e à seus lábios o que pensar e dizer!
Chega um momento em que você tem que falar sobre as coisas. Veja Jesus, por exemplo: Além de falar ao vento e às ondas, Ele também…
- Repreendeu a febre da sogra de Pedro (Lucas 4:38-39)
- Falou de uma grande distância e um servo foi curado (Mateus 8:5-13)
- Comandou espíritos malignos e os enfermos foram curados (Mateus 8:16)
- Falou com uma árvore e ela morreu (Marcos 11:14, 20)
- Encorajado a falar às montanhas (Marcos 11:23).
Na verdade, mais do que qualquer pessoa ou qualquer outra coisa, você faria bem em começar a falar consigo mesmo – de qualquer maneira, você já o faz.
Descobertas médicas recentes nos dizem que nossas palavras ressoam fisicamente em todos os nervos do nosso corpo. Então, todas essas coisas que você tem dito a si mesmo – na sua cabeça e na seus lábios – estão impactando muito você e o seu mundo.
Talvez seja hora de fazer um favor a si mesmo e falar de forma mais intencional e proposital. Pegue um texto como 1 Pedro 2:9 (NVI) e comece a dizer a si mesmo:
Fui escolhido… sou da realeza… estou diante de Deus e ministro a Ele… sou separado, especial para Deus, até mesmo possuído por Ele… minha principal tarefa na vida é declarar Sua Bondade… não estou mais na escuridão sobre qualquer coisa…Deus me chamou, pessoalmente, para estar com Ele.
Faça isso por uma semana, um mês, um ano. Depois, veja como está seu nível de paz de espírito.
Ao aplicar estes três passos simples para garantir sua paz de espírito em um mundo de caos, você experimentará uma paz que ultrapassa todo entendimento. Apenas lembre-se, neste mundo, a paz em qualquer não é adquirida. Temos que lutar por isso. Mas com as palavras de Jesus e o poder do Espírito Santo, você tem mais do que uma chance de lutar – você tem a certeza apoiada por Deus de que é uma “torre forte” indo a algum lugar para acontecer!
© 1997 – 2022 Eagle Mountain International Church Inc. Também conhecido como Kenneth Copeland Ministries. Todos os direitos reservados.